A importância do acolhimento para superar o luto

logo-grupo-saf-ok

Bem-vindos

Prontos para mais uma leitura aqui no blog? Como sempre, preparamos este texto com muito carinho, pensando em te acolher com cada palavra! Esperamos que a experiência em passar esse tempinho com a gente toque o seu coração e traga esclarecimentos acerca do tema! Não esqueça de deixar nos comentários o que achou da leitura e compartilhar com alguém especial! Ah, se você quer saber mais sobre o tema luto, temos títulos que com certeza você gostará de ler: “Luto: o que é?” e “As fases do luto: sentimentos, saudade e acolhimento.”

Boa leitura!

O que é acolhimento?

Antes de falarmos sobre a importância do acolhimento, que tal entendermos o que é acolhimento? Sabe aquela casa que você passa todos os dias em frente e um belo dia passa com mais calma, olha direitinho e até pensa: “nossa, parece que eu nunca vi essa casa aqui!”. É o que a gente espera que você sinta quando ler esse parágrafo. Às vezes, falamos tantas palavras da boca para fora e não percebemos o real significado delas, o peso, a importância de se comprometer com o acolhimento.

Acolhimento significa local seguro, refúgio, abrigo, ato ou efeito de acolher. Significado poderoso, não é mesmo? Não só o significado, mas a tarefa de se acolher e oferecer acolhimento é MUITO importante, principalmente durante o processo de luto! Às vezes (muitas vezes) temos o primeiro impulso de julgar o outro ou nos julgarmos, levando em consideração só o que estamos vendo no agora. Imagine, alguém que você conhece vem agindo de forma diferente, não está mais participativo como antes, às vezes até te ignora. Talvez, o nosso primeiro instinto seja criticar, cobrar a pessoa de antes, as mesmas atitudes, o mesmo sorriso.

O que esquecemos é que ninguém demonstra infelicidade porque quer, e não, o motivo pelo qual mudamos não é simples, e na maioria dos casos não é só por UM fator. Somos plurais, vivemos traumas que carregamos da infância até a velhice, um nada para mim pode ser tudo para você. O fato é como acolhemos quem está passando por um momento difícil e como nos acolhemos! O primeiro conselho é procurar ajuda, para aprender como dar lar para o que dói. A gente nasce sabendo nada, todos os dias aprendemos algo, e aprender sobre quem somos, como lidar com a gente, é um dos aprendizados mais libertadores, que trazem felicidade, que iluminam o nosso caminho.

Quando você entende como olhar para dentro e dialogar com o que incomoda até a sua sensibilidade para acolher o outro melhora. Criticamos menos, entendemos que está todo mundo tentando lidar com suas próprias dores. E o que tudo isso tem a ver com luto? TUDO! Assim como tantas outras, o luto também é uma dor! É uma dor que merece ser validada, acolhida, não julgada! DÊ LAR PARA O QUE DÓI DENTRO DE VOCÊ!

A importância do acolhimento no processo de luto

Agora que você já levou um “sermão” sobre o que é o acolhimento, esse parágrafo vai
servir como uma luva para tudo o que você aprendeu. Vamos refletir sobre a importância do acolhimento no processo do luto. Afinal, qual é a importância? TODA! O luto é um processo que, por mais que passemos inúmeras vezes, sempre virá com dores novas, sentimentos que precisaremos aprender a lidar. Por isso, se sentir acolhido promove a liberdade para conseguir expressar sentimentos, entender que a dor é real e não uma “bobeira”, reduz a vontade de se isolar e ajuda nos cuidados com a saúde mental.

Logo, se você está passando pelo luto, busque acolhimento com profissionais, pessoas em quem você confie. As nossas dores também precisam de lar, para amadurecerem e nos transformarem, nos deixarem mais fortes. E, quanto a quem está ao nosso redor, precisamos sempre cuidar da forma como enxergamos a dor do outro, olhar com empatia e entender que, no fundo, todos carregamos nossas dores e pesos que, por vezes, vão muito além do racional.

Luto não é fraqueza!

“Quem foi, foi, bola para frente!” “Já está na hora de seguir em frente!” “Para de bobeira!” Desnecessário falar isso, né? Aliás, quando enfrentamos o processo do luto, o que mais escutamos são falas desnecessárias, essas são só algumas das mais ditas! Pessoas que não têm a mínima noção de como acolher alguém que está passando por uma situação difícil! O pior é que, muitas vezes, acreditamos que o outro sabe mais da gente do que nós mesmos. E aí começa a bola de neve, começamos a empurrar com a barriga, camuflando tudo o que está doendo até que: se torna insuportável conviver com tanta dor mal curada!

Por isso, viva o luto, dê voz à sua dor e entenda: LUTO NÃO É FRAQUEZA! Desde quando se facilitou despedir-se de alguém que você tanto amava? É claro que o amor sempre permanecerá guardado em um lugar muito especial com as memórias, no entanto, a separação física é MUITO dolorida! Está tudo bem sofrer! Menos fraqueza ainda, é pedir ajuda! Construa uma rede de apoio com profissionais e pessoas que querem o seu bem, você se sentirá melhor sabendo que tem com quem contar!

Transformando a dor em saudade

É inevitável doer, gostaria muito de poder maquiar essas palavras, mas a verdade é que dói, perder dói, passar pelo luto dói. No entanto, com o tempo e acolhimento, você aprende a transformar a dor em saudade. Não existe uma fórmula mágica, um passo a passo para você seguir, existe a vida ensinando e a gente aprendendo com ela. E é esse aprendizado que vai te deixar mais forte, com mais autoconhecimento e pronto para acolher toda essa dor e transformar em saudade.

Por experiência própria desta cara escritora, posso te afirmar que você vai conseguir! Receber a notícia de que alguém partiu é devastador, provavelmente você vai se sentir perdido, principalmente quando não havia nem um sinal de que aquela pessoa partiria. Depois vem o velório, que, como eu disse, por experiência própria, talvez esse momento seja diferente para você, é um dos mais difíceis. É um momento em que todo mundo te faz várias perguntas, você não sabe como se despedir, é uma bagunça de sentimentos! Os próximos dias chegam com ainda mais desafios, você precisa aprender a lidar com a
ausência e as lembranças.

Não viva esse processo só! Se acolha e busque acolhimento em profissionais e pessoas em quem você confia!

Conte com o acolhimento do plano SAF

O seu amigo de todas as horas está aqui para acolher você e a sua família com todo o nosso carinho e respeito! Sabemos a importância de ter com quem contar, principalmente em um momento em que ficamos perdidos com um turbilhão de sentimentos e informações. Por isso, estamos disponíveis 24h por dia para atendimento pós-vida pelo telefone 0800 282 4300. Te ajudaremos com toda a parte burocrática e estaremos ao seu lado e da sua família para apoiar e oferecer todo o nosso acolhimento

Chegamos ao fim da leitura!

A gente sempre tem mais a escrever, poderíamos escrever um livro sobre o tema
acolhimento, entendemos o quanto é importante acolher e sentir o acolhimento! Mas, vamos guardar as palavras para os próximos títulos. Podemos contar com a sua leitura, não é mesmo? Brincadeiras à parte, foi muito bom te ter aqui com a gente, deixe nos comentários como foi a leitura e até a próxima!

Foto de SAF Comunicação
SAF Comunicação

Sugira novos temas para publicação! Deixe seu comentário e participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *