foto-blog

Bem-vindos!

Sejam muito bem-vindos a mais um post no blog! Preparamos essa leitura com muito carinho para conversarmos sobre o luto acolhedoramente. Ao final da leitura, deixe nos comentários o que você achou do conteúdo e os próximos temas que você quer ler por aqui. Boa leitura!

O que é o luto?

Vamos começar pela pergunta que nos guiou na criação deste conteúdo: o que é o luto? O luto é um processo natural em nossas vidas, ele surge quando temos perdas significativas, e, quando falamos em perdas, também estendemos à perda de um emprego, à aposentadoria, ou seja, o luto vai muito além da morte. Por isso, o luto é um tema tão complexo, sensível e, principalmente, relevante. Ele abrange as dores mais profundas que podemos sentir e pode aparecer em momentos, ciclos e situações diferentes.

Por que o luto faz parte da vida?

Para você, a palavra luto e vida na mesma frase causa estranheza? Confesso que aqui do outro lado, por muitas vezes, causou estranheza sim! No entanto, com o tempo e as experiências, a gente começa a perceber que até nas sutilezas do significado das palavras, moram as nossas incompreensões e até os inconformismos sobre o que a vida é. A verdade, por mais insegurança que gera, é que perder faz parte da experiência de viver.

Já passou por algum momento em que você chega a uma certa idade e percebe que aquela visão idealizada sobre a sua própria vida não existe? Esse é um clássico, quem nunca passou por isso? Você chega aos seus 25 anos e percebe que não conquistou estabilidade, casa própria, independência, família, tranquilidade emocional e uma carreira sólida. Aí vem a parte mais importante: você se dá conta de que toda essa expectativa não é tangível e ela perece. A narrativa interna que você sustentou por tanto tempo não faz mais sentido, você
perde o controle do que “vem por aí”. O processo do luto chega e é necessário ressignificar a sua trajetória e aprender a viver sem uma parte de você que não existe mais.

Além desse exemplo, existem muitas outras formas onde o luto se apresenta em nossa vida, seja perdendo alguém, uma expectativa, até um objeto. O fato é que o luto faz parte da nossa história e spoiler: não dá para fugir, até mesmo porque, dói, mas ensina e nos torna pessoas mais fortes e conectadas com a nossa própria história. No entanto, não
enxergue essa forma leve de falar sobre o luto como algo simples de viver, uma fase necessário aceitar e bola para frente, NÃO É ISSO! O luto é um processo sério que exige acolhimento e, inclusive, cuidado profissional!

Cada pessoa sente o luto de um jeito

Confesso que esse tópico foi bastante aguardado para ser escrito, simplesmente pela necessidade de gritar para o mundo (ou melhor, escrever para o mundo), que cada pessoa sente o luto de um jeito! Não dá para colocar todo mundo dentro de uma caixinha e querer dar conselhos, criar uma receita de superação, aliás, não podemos seguir essa leitura sem destacar algumas frases que deveriam ser crime falar para alguém que está passando pelo luto:

“Você precisa ser forte.”
“Pelo menos ele(a) está em um lugar melhor.”
“Eu sei exatamente como você se sente.”
“Já passou tanto tempo, você precisa superar.”
“Poderia ter sido pior.”
“Pelo menos você ainda tem…”
“Tudo acontece por um motivo.”
“Ainda bem que não sofreu.”
“Você precisa ocupar a cabeça.”

Precisa explicar por qual motivo essas frases não ajudam? Vamos focar em como as palavras podem trazer acolhimento:

“Sinto muito pela sua perda. Estou aqui para o que você precisar.”
“Não posso imaginar sua dor, mas estou ao seu lado.”
“Pode contar comigo para atravessar esse momento.”

Como cada um de nós, o processo do luto é único, cada pessoa sente de um jeito, só nos cabe oferecer acolhimento, zero julgamentos e todo suporte possível! É claro, é sempre importante ficarmos atentos quando é necessário buscar ajuda profissional.

O impacto da saudade no dia a dia

O dia a dia sempre vem para nos lembrar momentos felizes que vivemos com quem não está mais presente fisicamente, para trazer aquele sentimento de saudade que pode vir acompanhado de tristeza, alegria, nostalgia… O impacto dessa saudade é o termômetro fundamental para entender quando é a hora de solicitar ajuda, principalmente ajuda profissional. Ter uma rede de apoio profissional é fundamental! Você ganha um espaço seguro, com alguém que vai conseguir te auxiliar a expressar sentimentos que você pode não se sentir confortável em compartilhar com qualquer pessoa. Você vai aprender a ressignificar a dor e, principalmente, a reconstruir a vida após a ausência. A saudade é um sentimento desafiador durante todo esse processo, mas quando ficar muito difícil, não se esqueça de que solicitar ajuda é um ato incrível de coragem, você merece cuidado!

A importância de não viver o luto sozinho

Como já conversamos antes, o luto é uma experiência particular que cada pessoa sente de uma forma diferente. No entanto, saber que você não está sozinho, que pode contar com uma rede de apoio, é fundamental! É totalmente compreensível querer se isolar e viver a dor, mas lembre-se de que o luto é feito de fases, respeite o seu tempo, mas saiba que solicitar ajuda, um abraço ou qualquer ação que te traga conforto é um ato incrível de coragem e você merece todo o seu cuidado e de quem está ao seu redor também. Tenha ao seu lado pessoas que te acolhem, trazem tranquilidade e te compreendem!

O valor de respeitar o próprio tempo

Essa é a parte do texto onde a gente repete inúmeras vezes a palavra: VOCÊ! Por quê? Porque você é quem importa em todo esse processo! Se escutar, entender as suas emoções no processo do luto é fundamental. Sempre terão pessoas para te dar opinião, querer que você saia de casa, o famoso “você precisa ocupar a cabeça”. Mas sabe quem você precisa escutar: a sua voz, o que você está precisando no momento. Vá com calma, procure ajuda profissional quando sentir necessidade e saiba que você está sentindo a dor, ela é significativa para você, então quem sabe como deve agir é VOCÊ!

Momento Acolhimento

Você já conhece o canal no YouTube do SAF? Por lá, você tem acesso à playlist “Momento Acolhimento” com uma série de vídeos sobre o luto. Convidamos a psicóloga Lidiane Schumacher para criar esse espaço de acolhimento para você! Acesse e não deixe de contar para a gente o que você achou dos vídeos, sua opinião é muito importante para a gente!

Chegamos ao fim de mais um conteúdo!

Mais um texto finalizado, escrito com muito carinho para você! Esperamos que, de alguma forma, cada palavra tenha te ajudado e, se foi importante para você passar este tempo conosco, deixe nos comentários, amamos escutar a avaliação de vocês!

Foto de SAF Comunicação
SAF Comunicação

Sugira novos temas para publicação! Deixe seu comentário e participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *