Luto: quando procurar ajuda?

luto-quando-procurar-ajuda

Já abordamos o tema na postagem anterior e hoje voltamos a falar sobre o assunto luto com o tema: luto: quando procurar ajuda? Prestamos assistência há anos aos nossos associados que perdem seus entes queridos, por isso entendemos muito bem sobre a importância de falarmos sobre o assunto e mostrarmos o quão necessário é o suporte para pessoas enlutadas.   

O luto é um momento muito difícil, que só quem passa consegue entender toda a dor que sentimos agora. Por isso, muitas pessoas que estão passando pela dor do luto se sentem desassistidas: quem está ao seu redor não consegue perceber o quanto é necessário apoiar, acolher e principalmente ter paciência durante este período tão doloroso. Na postagem de hoje, falemos sobre a importância de se conhecer para entender quando pedir ajuda e também como ajudar um familiar ou qualquer outra pessoa que esteja passando pelo luto, mesmo que ela não consiga pedir ajuda.

Fique comigo!

Entenda a diferença entre luto e depressão.

Antes de tudo, é importante entendermos o que é o luto e o que é a depressão. O luto é caracterizado como uma resposta natural à perda de algo ou alguém. Ao passarmos pelo luto, é comum sentirmos um conjunto de reações que cada pessoa sente de uma forma. Por outro lado, a depressão é caracterizada como um distúrbio mental que provoca a perda de interesse nas coisas simples do dia a dia, prejudicando as relações com quem amamos e até mesmo a vida profissional. 

Esse diagnóstico é sempre muito importante vir de um médico, ressaltando que a automedicação com ansiolíticos e antidepressivos é extremamente prejudicial, podendo causar reações alérgicas, dependência física e psicológica, tonturas, dentre outras complicações que só pioram o estado físico e mental. Portanto, se você não tem se sentido bem e desconfia que está com depressão ou conhece alguém que esteja apresentando sintomas depressivos, procure um especialista para auxiliar no diagnóstico e tratamento. 

Luto e Melancolia

Quando o luto chega, começamos a enxergar a vida de outra forma. Cada pessoa sente os sintomas do luto de uma forma, mas a melancolia é quase um dos principais sentimentos de quem está passando pelo luto. Talvez você tenha se perguntado: será que estou sentindo melancolia? Para te ajudar a responder esta pergunta, precisamos entender o que é melancolia. A melancolia é caracterizada como um estado de total desânimo. Nos sentimos totalmente apáticos a qualquer estímulo externo, não sentimos vontade de sair da cama e, se o mundo estiver caindo lá fora, não nos importamos nem um pouco. A melancolia pode ser um dos sintomas da depressão, tendo como principais causas o luto pela perda de uma pessoa querida, o término de um relacionamento ou em outros casos que gerem gatilhos e nos fazem reviver experiências traumáticas.

Agora você entende o quanto o luto e a melancolia estão relacionados? Esse é um dos sentimentos a que precisamos estar atentos, como um dos sinais que indicam a hora de procurar ajuda de um profissional especializado para tratarmos a dor do luto e começarmos a reverter um possível quadro de depressão. E s e você, nosso leitor ou nossa leitora querida está passando pelo luto, se sente melancólico, com pensamentos que inspiram risco até mesmo a própria vida, conte com a ajuda do CVV, Centro de Valorização da Vida, sendo uma associação sem fins lucrativos formada exclusivamente por voluntários que oferecem apoio emocional através do número 188. O atendimento fica disponível 24 horas por dia pelo telefone. O Centro de Valorização da Vida também oferece atendimento via chat aos domingos de 17h às 01h, segunda a quinta-feira das 09h às 01h, às sextas das 13h às 23h e aos sábados das 04h às 01h.

Luto e ansiedade

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com algum tipo de transtorno mental. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% durante o primeiro ano de pandemia. Logo, podemos perceber que a ansiedade e outros transtornos mentais fazem parte da nossa rotina mais do que imaginamos. Apesar de toda evolução, muitas pessoas ainda têm preconceito e acham um tabu falar sobre ansiedade e depressão. No entanto, essas doenças estão aí e precisam de tratamento, não é pouca coisa, é grave e pode levar a consequências muito graves para o paciente e quem está ao seu redor. 

Mas, qual a relação entre o luto e a ansiedade? Quando perdemos algo ou alguém, é comum falarmos sobre a tristeza que o luto traz, mas pouco comentamos sobre a preocupação intensa e excessiva em relação a situações cotidianas e principalmente ao futuro. A perda sempre gera muitas inseguranças, nos deixando preocupados com o que o futuro nos trará. Como, por exemplo, quando somos demitidos de um emprego de que gostávamos, passamos pela fase do luto, afinal, houve a quebra de um laço importante em nossas vidas e, com um turbilhão de sentimentos provocados pelo luto, a ansiedade chega deixando nossa cabeça a mil.

O mesmo acontece com a perda de um familiar. Além de ser a quebra de um laço de amor e carinho, existem inúmeras outras situações que dependem muitas vezes de nós ou nos sentimos responsáveis em tomar conta. Nos preocupamos em como será a situação financeira da família, ou antecipamos situações em nossa cabeça, como o Natal, imaginando como será essa data comemorativa sem esse familiar. Enfim, nossa cabeça não para e nos sentimos completamente perdidos dentro dos nossos próprios pensamentos. Quando se sentir assim, procure a ajuda de um profissional, como um psicólogo. Ele vai te ajudar a organizar toda essa confusão aí dentro da sua cabeça, deixando tudo cada vez mais leve sem tanta angústia.

Luto antecipatório

Você já ouviu falar sobre o termo luto antecipatório? O termo é pouco conhecido, mas é muito comum em casos da doença em fase terminal, quando os familiares ou pessoas próximas ao paciente começam a sentir a dor do luto pelo paciente que ainda não faleceu, mas que a perda é iminente. Todos planejamos, desenhamos nossas vidas e incluímos quem está ao nosso redor naturalmente. Quando recebemos o diagnóstico de uma doença e ela vem com a sentença de que em breve partiremos, todas as expectativas dos planos se desfazem e começamos a viver o futuro. 

Reagimos a toda essa situação com sintomas claros do luto: raiva, tristeza, e principalmente a ansiedade que desperta em nossos pensamentos a pergunta: como será o futuro? Mesmo a pessoa ainda estando aqui.            

                                                                                                                                                                                              

Quando devo procurar a ajuda de um  psicólogo?

Estamos sempre preocupados com a roupa que vamos usar, qual sapato, a cor das unhas e o cabelo. No entanto, como anda a sua saúde mental? Se você respondeu aí do outro lado que a sua saúde emocional anda nada bem, vamos te contar qual a importância de cuidar da sua saúde mental:

conseguir lidar com situações adversas:

quem nunca passou por um estresse no trabalho que desestruturou totalmente o seu psicológico? É através da terapia que aprendemos a lidar com as nossas emoções e construirmos resiliência para ficarmos mais fortes. Afinal, quem nunca desejou jogar tudo para o alto ao passar por uma situação como esta?

aprender a lidar com o estresse:

o estresse, nos dias atuais, está presente em todos os momentos da nossa vida: no trânsito, em casa com a família, até mesmo na internet, quem nunca expressou sua opinião com um comentário nas redes sociais e começou um debate infindável de alguém acreditando que é o dono da verdade? Enfim, o estresse está aí, infelizmente sempre vem até nós. O que precisamos? Aprender a lidar com o estresse. É fácil? Não! Por isso a importância de procurarmos ajuda de um profissional;

autoconhecimento:

a palavrinha autoconhecimento parece até um clichê, mas é a mais pura verdade do que você precisa para aprender a lidar com as suas próprias emoções. Adivinha quem pode te ajudar nessa jornada de autoconhecimento? Isso mesmo, o psicólogo. A psicoterapia vai te ajudar a entender os conflitos internos, os seus limites, clareando aí dentro de você quem você é. O processo de autoconhecimento vai te ajudar não apenas a lidar com momentos difíceis como como o luto, mas também vai te ajudar a entender sobre os seus sonhos e principalmente como alcançá-los através da sua força interna.

Listamos apenas alguns dos benefícios de cuidar da sua saúde mental, ainda existem muitos outros. Agora que já te mostramos a importância de procurar a ajuda de um psicólogo, vamos responder a pergunta central deste parágrafo: quando devo procurar a ajuda de um psicólogo? Procure um psicólogo quando você sentir que não está conseguindo lidar com as suas emoções, afetando a sua rotina e relações. Quando perceber sintomas de medo, tristeza, desânimo, dentre outros que estejam te incomodando, marque uma consulta com um especialista. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Como ajudar pessoas em luto

Cada pessoa sente a dor do luto de uma forma. Por isso, quando precisamos auxiliar alguém que esteja passando pela dor do luto, ter paciência e empatia pelos questionamentos e manifestações do próximo é fundamental. Muitas pessoas podem negar ajuda, outras podem ficar extremamente melancólicas, enfim, como falamos, cada indivíduo reage de uma forma ao luto.  Por isso, se alguém precisar de você como rede de apoio, tenha sempre em mente a importância de ter paciência e acolher as dores do enlutado ou da enlutada.

   

Chegamos ao fim de mais uma postagem.

Chegou conosco até aqui? Muito obrigado! É sempre um prazer ter você com a gente, criamos cada conteúdo pensando em como ajudar nossos leitores que estejam passando pelo luto ou conheçam alguém que esteja passando pelo luto a superarem esta fase tão difícil. Se você quiser ver outros conteúdos por aqui, deixe em nossos comentários, será um prazer te atender. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

SAF Comunicação
SAF Comunicação

Sugira novos temas para publicação! Deixe seu comentário e participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Publicações